Colorido, para correr, para andar de skate, de
bike, para caminhar, de sola reta ou com amortecedores. Não importa o tênis já
deixou de ser um acessório masculino, para, atualmente, fazer parte também do guarda-roupa
das mulheres e crianças de todas as idades. Mas o que muita gente desconhece, é
que a limpeza adequada deste tipo de calçado é fundamental para evitar a
propagação de bactérias e fungos, que podem prejudicar a saúde dos seus pés.
A limpeza apropriada, não só para os tênis, mas também para qualquer outro tipo de calçado, é um dos principais fatores no combate a odores desagradáveis e a doenças ocasionadas pela transpiração dos pés, como as micoses.
“Os tênis são itens muito utilizados no cotidiano e, portanto, permanecem por muito tempo em contato com a umidade, com tendência ao acúmulo de bactérias que podem prejudicar a saúde”, alerta Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis.
Para armazenar e limpar os tênis é preciso tirar a palmilha e os cadarços. “Todo cuidado é essencial, já que existem muitos modelos do calçado confeccionados com diferentes materiais, cores, tecidos e de qualidade diferenciada”, afirma Rejane.
Outra dica importante é evitar a secagem dos tênis diretamente com luz solar, mas sim, em um local arejado, onde devem permanecer por aproximadamente 24 horas ou até que estejam completamente secos para uma nova utilização. Uma saída legal para dar uma renovada naquele calcado xodó é o processo de impermeabilização. Esse processo protege os pés em dias chuvosos, e também evita o aparecimento de manchas indesejadas.