É causado por uma sobrecarga no corpo quando ele exposto a um exagerado e constante esforço fazendo-o perder a capacidade de se adaptar as novas condições.
No corpo funciona assim...
Quando passamos por algum momento de tensão ou por alguma condição onde somos surpreendidos e precisamos dar uma resposta imediata, ou mesmo quando estamos numa situação de risco, o nosso corpo libera diversas substâncias químicas. A adrenalina é a substância mais popular.
Segundo o Dr. Drauzio Varella, é pela ação dessas substancias que os pêlos de um gato se arrepiam diante de um cão feroz. Nas pessoas, a reação a um momento de perigo por exemplo, aumenta o batimento cardíaco e a pressão arterial, o sangue é desviado do aparelho digestivo para a pele e para os músculos. Essa reação toda prepara o corpo para o enfrentamento, fuga ou combate. E isso é chamado de estresse, uma espécie de estresse primitivo ou orgânico.
Mas o estresse moderno causado pela correria do dia-a-dia, tem outras reações dentro do nosso corpo. No cotidiano moderno, pequenas situações vão se acumulando e diante desses problemas o corpo começa dar sinais de cansaço desencadeando doenças imunológicas, endócrina, nervosas e comportamentais.
Lembra-se das nossas velhas amigas substancias químicas como a adrenalina? Então, nos primeiros sinais de condições estressantes, não são liberadas substancias o suficientes para enfrentarmos "as feras", mas a pressão e o batimento cardíaco aumentam mesmo assim. E isso significa que se essas condições forem constantes e a longo prazo, podem surgir quadros clínicos de diversas doenças.
As causas do Estresse:
- Mudança repentina na rotina de vida;
- Nervosismo;
- Problemas no trabalho como sobrecarga, cobrança, esgotamento, tensão;
- Problemas de relacionamento como separação, brigas, agressões;
- Choques emocionais como falecimento e doenças na família;
- Falta de tempo para realizar as tarefas pretendidas;
- Falta de repouso;
- Problemas sociais como isolamento, solidão, timidez;
- Problemas com o sono;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Angústia;
- Doenças crônicas como lúpus, diabetes, hipertensão, colesterol e câncer;
- Dependência de drogas;
Sintomas:
- Irritabilidade;
- Gastrite;
- Aumento da pressão arterial;
- Alteração da glicemia;
- Queda de cabelo;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Alteração do sono;
- Alteração do apetite;
- Infecções frequentes;
- Disfunção sexual;
- Labirintite;
- Intolerância à lactose;
- Bruxismo;