Está super na moda ir ao supermercado e comprar produtos "fortalecidos com ferro, cálcio, magnésio e blá blá blá. Mas o que acontece mesmo, é que muita gente não sabe o que esses enriquecedores de alimento fazem de verdade dentro da gente!
Esses alimentos fazem parte da gastronomia funcional. Ela é aplicada, muitas vezes, ao esporte como estratégia nutricional para prevenção de lesões e melhorar o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Algumas combinações de alimentos podem otimizar os resultados de reações que ocorrem no nosso corpo e na dietas de emagrecimento. Um exemplo é o alho. Um superalimento funcional, mas se for refogado por muito tempo ele perde seus aspectos funcionais e só ficará fibras e sabor. Ao passo que se incluirmos ele no final da preparação triturado ou macerado suas propriedades passam a ser absorvidas pelo organismo. Ótimo contra a hipertensão, o alho também é um excelente bactericida, ajuda no extermínio nas bactérias malignas do intestino e combate o câncer gastro intestinal.
O conceito da gastronomia funcional é interessante ser aplicado em grupo e atletas e praticantes de atividade física por fazer com que o organismo necessite de alimentos antioxidantes além de suporte de proteínas. A novidade da gastronomia funcional, que é inteligente, se torna fundamental e inovadora a partir do momento que proporciona o prazer de saborear o prato com alimentos ideais trabalhados dentro da perspectiva da saúde. Fornece ao atleta melhor qualidade de vida com manutenção do equilíbrio orgânico garantindo ainda melhor desempenho.
São alimentos definidos como aqueles que têm efeito específico sobre a saúde devido sua constituição química. Além das funções nutricionais básicas, possuem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde. O que são alimentos funcionais?
Na culinária
Já a Culinária ou Gastronomia Funcional, viabilizada pela técnica dietética adequada, permite preparar alimentos com foco na melhoria da qualidade de vida e da longevidade, preservando e melhorando a disponibilidade dos nutrientes. O benefício da gastronomia funcional vai muito além da perda de peso. Ela busca a reeducação alimentar e uma vida mais saudável, pois os pratos levam como princípios básicos a quantidade correta e a periodicidade e, assim, o emagrecimento se torna consequência.O cardápio
Envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro) no lugar dos clássicos creme de leite, maionese e leite condensado, além de ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia), linhaça, chia, quinoa, amaranto, entre outros. É possível substituir a farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras. Já os temperos funcionais são, o açafrão, cardamomo, cúrcuma.O resultado das receitas é que ficam tão gostosas quanto às tradicionais. É legal adaptar as receitas de família e torná-las muito mais saudáveis.
Segundo pesquisas recentes, o mercado de alimentos e bebidas ligados à saúde e bem-estar movimentou US$ 750 bilhões em 2013. Do total, cerca de US$ 264 bilhões corresponde somente aos produtos funcionais, alimentos e bebidas que contam com ingredientes especiais em suas fórmulas para trazer benefícios para a saúde dos consumidores. O Brasil representa o primeiro mercado na América Latina e já é quinto principal mercado mundial. Isso se dá pela maior consciência da população em relação aos benefícios dos alimentos funcionais.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a culinária funcional, veja uma receita delícia, e tente fazer em casa.
Cupcake Funcional de Espinafre e Semente de girassol
Ingredientes
Coloque o azeite, o alho e a cebola (picados) em uma panela, refogue até que estejam macios e acrescente as folhas de espinafre. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 4 minutos ou até que as folhas estejam macias. Retire a tampa, misture bem e deixe esfriar.
Bater 2 claras em neve com a pitada de sal e reservar.
Bater (com a batedeira ou planetária) as duas gemas e um ovo inteiro até formar uma espuma clara. Adicionar o óleo de canola e bater por 2 minutos, em seguida adicionar a biomassa, o leite, as farinhas, o sal e por último o fermento.
Despejar o espinafre refogado (frio) na massa e misturar suavemente com as claras em neve.
Colocar a massa em formas para cupcake, decorar com as sementes de girassol e assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos.
Rendimento: 12 cupcakes