Acidentes domésticos: um cuidado dentro de casa



Um balde com água na área de serviço, uma panela quente no fogo, uma tomada sem proteção, um produto de limpeza. Para nós, esses podem parecer elementos domésticos inofensivos, mas os maiores índices de acidentes em casa são com líquidos quentes e inflamáveis. E as maiores vítimas são as crianças e os idosos.






Os idosos... 




De acordo com o Corpo de Bombeiro de São Paulo, 75% dos acidentes com idosos acontecem em casa e os maiores vilões são tapetes, escadas, panelas de pressão, chão molhado e ferro de passar roupa. Choques elétricos também são comuns em chuveiro e máquinas de lavar.

As crianças....

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, 66% dos acidentes graves com as crianças acontecem em casa. 

Uma janela de apartamento sem grade de proteção pode causar queda. Um simples balde com água pode provocar afogamento. Uma panela quente no fogão pode queimar. Produtos de limpeza ao alcance podem ocasionar intoxicação. E pior, tudo isso pode levar uma criança à morte. 

Medidas simples podem prevenir acidentes domésticos graves como colocar uma proteção na tomada elétrica, deixar os produtos de limpeza em locais altos, não deixar o chão molhado, não utilizar tapetes que escorregam, cuidar com camas altas e beliches. 
Cuide ao utilizar o ferro de passar, não o deixado ao alcance das crianças. Mantenha o cabo das panelas virado para dentro do fogão. Guarde os remédios em locais de difícil acesso. Coloque protetores nas portas para que os pequenos não prendam os dedos. 


Confira o material de alerta e prevenção a acidentes domésticos elaborado pelo Corpo de Bombeiro de São Paulo. Previna-se dos acidentes domésticos