Irritação, mau humor, depressão, ansiedade, dor de cabeça, nas pernas e nos seios. Esses são os sintomas que 40% das mulheres no Brasil sentem todos os meses!
Pois é, e essa lista de sintomas ainda pode aumentar dependendo da mulher. Podemos sentir inchaços, nervosismo e ter crises de choros. Ufa... Coitados dos que convivem conosco!
Mas você sabe porque isso acontece? Aham! vamos te contar e te ajudar a melhorar esses sintomas terríveis da famigerada TPM.
Esses sintomas estão diretamente ligados a alimentação, ou melhor, a ausência de alguns nutrientes que nosso corpitcho não produz.
Os sintomas neurológicos como a depressão, a irritação, a ansiedade e o nervosismo estão ligados a falta de vitamina B6, cálcio e magnésio.
E você sabe por que te dá aquela vontade incontrolável de comer chocolate nesse período? Porque o infeliz contém magnésio!
No corpo funciona assim: dias antes de menstruar, nosso corpo perde naturalmente essas vitaminas. Por exemplo a falta de magnésio nas células diminui a absorção de cálcio, e como o cacau é "rico" nessas substancias, quase morremos por um chocolate.
Mas como no mundo quase tudo tem solução, e graças aos pesquisadores podemos passar por essa fase todos os meses com os sintomas menos aflorados!
Para suprir o cálcio é recomendado:
- leite
- iogurte
- queijo
- sorvete LIGHT
- salmão
- vegetais verdes
- tofu
A Vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos como:
- banana
- grãos integrais
- carnes
- batata
- lentilha
- levedo de cerveja
E o magnésio
- chocolate
- vegetais verdes
- abacaxi
- milho
- manga
- integrais
- cereais
Para diminuir a sensação de inchaço é importante consumir ácidos graxos essenciais encontrados no óleo de prímula e ginkgo bioba, além de ingerir muita água e alimentos diuréticos como:
- açúcares
- condimentos
- presunto
- salsicha
- bebidas a base de cola
- café
- chás
- fritura
- gorduras
- margarina
- sal
- alcool
Esses alimentos podem aumentar os sintomas e te deixar insuportável!
E para prevenir...
- tome pílula
- fracione as refeições
- pare de fumar
- controle o estresse
- faça atividade física
Seguindo essas recomendações e entendendo como seu corpo funciona podemos amenizar essa fase que incomoda tantas mulheres como nós!
Veja na ilustração como funciona esse ciclo