Evelhecimento


Aceitá-lo ou não?

 Para manter a beleza e a juventude, vários métodos são desenvolvidos desde o Egito Antigo passando pela Idade Média, até chegar ao desenvolvimento das tecnologias dos dias de hoje.

Os fatores de envelhecimento são o genético, a raça, o sexo, ambientais e de estilo de vida.

Os órgãos e tecidos não envelhecem todos ao mesmo tempo. A pele e a medula óssea são os primeiros a envelhecerem, fígado e sistema endócrino demoram mais, e o sistema nervoso é o ultimo a ficar velhinho.

Já as mulheres envelhecem primeiro por fatores hormonais. Afinal, a menopausa diminui a elasticidade da pele e altera os hormônios. Além disso o processo de envelhecimento se inicia aos 40 anos. É comum nessa idade, as mulheres apresentarem aumento de gordura abdominal e aumento de peso, que é a principal queixa dessa fase da vida.
Aos 40 inicia também o processo de perda das fibras musculares e da elasticidade da pele, que são responsáveis pela terrível flacidez. Isso faz com que os tecidos conjuntivos com as fibras colágenas e elásticas não sejam mais formados. Está aí o porquê de consumir colágeno!

E o cigarro...


O cigarro faz o corpo produzir os aterrorizantes radicais livres que destroem toda a vitamina C consumida pelo corpo. Essa vitamina é necessária justamente para o combate desses radicais livres. Então quem fuma está mais propenso a ação dos radicais livres que agem no envelhecimento das células.

A pele


A pele é o primeiro órgão a mostrar os sinais do envelhecimento e fatores externos como o sol, a poluição, o fumo, o álcool e a má alimentação são os vilões para uma pele fraca.

A partir dos 35 anos, as linhas de expressão tomam forma e começam a parecer em estado de relaxamento. Os fios brancos podem aparecer já nessa fase, mas a diminuição da pigmentação dos cabelos se acentua aos 40.

Estudos de uma Universidade da Califórnia comprovaram que o estresse também envelhece.

Tem sempre alguém que diz, “fulano envelheceu depois da morte do pai ou do marido.” “Sicrano, tá tão acabada depois daquela doença na família”.

E foi isso que os estudos comprovaram,  que passar por momentos difíceis na vida com estresse e depressão também aceleram o processo de envelhecimento. Existe uma influencia direta do estado psicológico no tempo de vida das células.

Tudo está ligado a uma disfunção que o estresse causa na ponta de um filamento de um cromossomo (fita de DNA) chamado Telômero. Esse filamento é o responsável pelo envelhecimento celular.

Mas nem tudo é tão terrível assim, afinal de contas todos nós temos que envelhecer, mesmo não querendo. Então seguem algumas dicas para amenizarmos a chegada dessa fase 
da vida.

Para a pele a dica principal é o uso do filtro solar, mas já existem diversos cremes super funcionais. E para as mais imediatistas recomenda-se os tratamentos estéticos que tratam desde as manchas causadas pelo sol até as rugas de expressão.

Exercícios físicos. Ahhh! Esses são infalíveis para qualquer mal que possa aparecer. Além de prevenir doenças cardiovasculares e osteoporose, auxiliam na diminuição do  peso e deixam agente com muito mais disposição pro dia.

Outra recomendação é uma alimentação balanceada com todas as vitaminas e sais minerais importantes para a manutenção de um corpo saudável. Ingerindo verduras, legumes, carnes magras, as gorduras boas dos peixes e dos vegetais e as frutas.

E como já dizia o filósofo romano, Juvenal, “corpo são, mente sã”. Então, não adianta seguir a risca todas as recomendações acima, mas viver uma vida de estresse, deprimida e ansiosa. 

O jeito é tratar a mente também, por isso os médicos recomendam que se viva uma vida tranqüila e relaxada na medida do possível.

Ter paz de espírito! E para isso é preciso retomar o que já foi dito, mudança no estilo de vida, alimentação saudável, exercícios físicos, e tranqüilidade e serenidade para enfrentar as adversidades do dia-a-dia!

E mais uma dica para isso, RESPIRE!  Antes de tomar qualquer decisão, respire!

Nota: Veja mais sobre as causas do envelhecimento pelo estresse nas próximas matérias.