A réplica do Globe Theatre de Shakespeare
Construído em 1599 no reinado de Elizabete 1o. em Londres, era a casa da Companhia de Teatro Lord Chamberlain, a qual Willian Shakespeare fazia parte.
O teatro original existiu por 43 anos. Passou por um incêndio em 1613, ocasionado o pela faísca de um canhão usado em uma das peças de Shakespeare. Foi fechado em 1642 pelo puritano Oliver Cromwell, adepto a onda conservadora que se estendia pela Inglaterra, a qual proibia apresentações teatrais.
Reconstruído em 1996, por iniciativa do ator americano Sam Wanamaker, que desde os anos 70 buscava financiamento para o projeto e estudava o formato da construção original, mas não chegou a ver sua idealização concretizada, morreu em 1993. O que também facilitou a reconstrução do teatro, foram estudos arqueológicos realizados em 1989 que localizaram a fundação e as ruínas do original.
Reproduzindo o original, o teatro foi reconstruído em forma de polígono, para que não haja distinção entre a cena e a platéia. O palco no centro o permite que o público veja as peças por diferentes ângulos. Os estudos arqueológicos e de Wanamaker traduziram um ambiente com 20 lados, paredes de carvalho, piso de pedra calcária, forração com pele de cabra e o palco à céu aberto.
A maioria das peças apresentadas hoje são de Shakespeare, mas abre espaço para outros espetáculos. Além disso, o novo Globe Theatre se tornou uma instituição de ensino e pesquisa, oferecendo cursos e palestras onde o pensamento, a obra e a pessoa do maior dramaturgo de todos os tempos são discutidas.
Hoje o teatro funciona por temporada, geralmente de maio a outubro. Disponibiliza 700 lugares na platéia como no original, permitindo que algumas pessoas fiquem em pé em frente ao palco e ao ar livre. Na época de Shakespeare, quem ficava nessa região eram os mais pobres, que não podiam pagar por um lugar sentado e protegido das intemperes.
E mais...
Uma bandeira é hasteada para sinalizar que a apresentação está em curso. A música e os efeitos sonoros são todos feitos ao vivo e a interação do público é sempre bem vinda e estimulada.Confia o site, dê uma passeada por ele, veja os espetáculos em cartaz, as fotografias e o projeto.
Shakespeare Globe Theatre
Vamos reviver o século 17 onde o maior de todos os dramaturgos viveu e escreveu suas memoráveis estórias.
Eai, bora fazer as malas?