VIAJEM - Shakespeare's Globe Theatre

A réplica do Globe Theatre de Shakespeare



Construído em 1599  no reinado de  Elizabete 1o. em Londres, era a casa da Companhia de Teatro Lord Chamberlain, a qual Willian Shakespeare fazia parte.

O teatro original existiu por 43 anos. Passou por um incêndio em 1613, ocasionado o pela faísca de um canhão usado em uma das peças de Shakespeare. Foi fechado em 1642 pelo puritano Oliver Cromwell, adepto a onda conservadora que se estendia pela Inglaterra, a qual proibia apresentações teatrais. 

Reconstruído em 1996, por iniciativa do ator americano Sam Wanamaker, que desde os anos 70 buscava financiamento para o projeto e estudava o formato da construção original, mas não chegou a ver sua idealização concretizada, morreu em 1993. O que também facilitou a reconstrução do teatro, foram estudos arqueológicos realizados em 1989 que localizaram a fundação e as ruínas do original. 

Reproduzindo o original, o teatro foi reconstruído em forma de polígono, para que não haja distinção entre a cena e a platéia. O palco no centro o permite que o público veja as peças por diferentes ângulos. Os estudos arqueológicos e de Wanamaker traduziram um ambiente com 20 lados, paredes de carvalho, piso de pedra calcária, forração com pele de cabra e o palco à céu aberto. 


 A maioria das peças apresentadas hoje são de Shakespeare, mas abre espaço para outros espetáculos. Além disso, o novo Globe Theatre  se tornou uma instituição de ensino e pesquisa, oferecendo cursos e palestras onde o pensamento, a obra e a pessoa do maior dramaturgo de todos os tempos são discutidas. 


Hoje o teatro funciona por temporada, geralmente de maio a outubro. Disponibiliza 700 lugares na platéia como no original, permitindo que algumas pessoas fiquem em pé em frente ao palco e ao ar livre. Na época de Shakespeare, quem ficava nessa região eram os mais pobres, que não podiam pagar por um lugar sentado e protegido das intemperes. 

E mais...

Uma bandeira é hasteada para sinalizar que a apresentação está em curso. A música e os efeitos sonoros são todos feitos ao vivo e a interação do público é sempre bem vinda e estimulada. 

Confia o site, dê uma passeada por ele, veja os espetáculos em cartaz, as fotografias e o projeto.

Shakespeare Globe Theatre

Vamos reviver o século 17 onde o maior de todos os dramaturgos viveu e escreveu suas memoráveis estórias. 

Eai, bora fazer as malas?




Métodos Contraceptivos

Conheça alguns dos tipos de anticoncepcionais


É graças as nossas colegas feministas que a independência da mulher se consolidou. E hoje, mais que poder votar e trabalhar em ambientes historicamente masculinos, temos liberdade sexual. 

Podemos escolher com quem nos relacionarmos, quando e se queremos ou não ter filhos.
Essa liberdade sexual possibilitou essa escolha, quando ter filhos!

A vida moderna fez as mulheres saírem de casa para encarar o mercado de trabalho e isso acarretou em casamentos e filhos mais tardios, comparando à época das nossas avós.

São muitos os métodos contraceptivos existentes hoje e vamos te ajudar a conhecer e escolher o melhor tipo para você. Mas é claro que antes de sair correndo para uma farmácia, você deve ir a um médico genecologista para tirar qualquer dúvida e verificar o melhor método, pois fatores como a idade, a frequência de relações sexuais, a necessidade reprodutiva e a saúde da mulher, são levados em conta na hora dessa escolha. 


Métodos Comportamentais

Tabelinha

Um esquema de contagem do ciclo menstrual, afim de saber o dia fértil.



Temperatura Basal

É a medição da temperatura corporal no ciclo menstrual.



Muco cervical (método de billings)

Observação do muco para identificar o período fértil.

Coito interrompido

Interrupção do coito antes da ejaculação. Esse método não é confiável pois durante a relação o homem solta secreções que podem conter espermatozoides. 


Métodos de Barreira

Camisinha

Mais popular, é utilizada pelo homem e hoje é o método mais eficaz para evitar uma gravidez indesejada e na prevenção das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).


Diafragma

Um anel coberto com uma membrana de borracha que é colocada no colo do útero. Impede a entrada do espermatozoide no canal vaginal. Deve ser usado juntamente com espermicidas e lavado após a relação com água e sabão.


Espermicidas

Substancias químicas colocadas na vagina para eliminar os espermatozoides.



DIU

Funciona mais ou menos como o diafragma, interrompendo a chegada do espermatozoide na região reprodutiva, mas é fixo e pode durar até 10 anos. É mais indicado para mulheres que já tiveram filhos e pretender evitar outra gravidez, mas pode ser utilizado por qualquer mulher desde que indicado pelo médico.


Injetáveis

Uma combinação de hormônios injetados na pele por meio de doses que podem durar de 1 a 3 meses. Quando injetado progesterona a duração é de 3 meses e o estrógeno dura 1 mês. Esse é um método eficaz, com chance de falha de 0,1% a 0,6%. Entretanto possui alguns efeitos colaterais como cefaleia e ganho de peso. 


Anel Vaginal

Funciona como a pilula liberando estrógeno e progesterona aos poucos, durante o mês, e geralmente é indicado para mulheres que tendem a esquecer de tomá-la. O anel é introduzido na região vaginal permanecendo por 3 semanas, sendo retirado no primeiro dia da menstruação. Substituído após uma semana de intervalo. Assim como a pilula, possui 99,8% de eficácia.

Pílula

Por meio dos hormônio progesterona e estrógeno interferem no transporte do óvulo impedindo a gravidez. É o mais eficaz dos métodos contraceptivos e possui vantagem de regular o ciclo menstrual, reduz a TPM e a incidência de câncer de ovário e endométrio e diminui cistos. 
Existem dois tipos:

  • Monofásicas - é tomado um comprimido por dia e cada um possui a mesma quantidade de hormônio. 
  • Multifásicos: também é tomado um comprimido por dia, porém a quantidade de hormônio varia a cada dia. E isso obriga ser tomado corretamente na ordem.

Adesivos Sub-cutâneos

Trata de um dispositivo de 4 cm que é implantado embaixo da pele. Funciona como o Anel Vaginal que vai liberando hormônios aos poucos. De alta eficácia, tem duração de 3 anos. 



Adesivos Cutâneos

A progesterona e o estrógeno são liberados durante 21 dias por absorção da pele, devendo ser retirado no vigésimo primeiro, intervalando 7 dias para iniciar novos adesivos.



Métodos irreversíveis

Laqueadura


Procedimento cirúrgico onde as trompas são cortadas ou amarradas impedindo a descida do óvulo e a subida do espermatozoide. Método eficaz com menos de 1% de risco de gravidez. Mas esse é um método feito sob avaliações médicas, e geralmente em mulheres que já tem filhos por ser irreversível.

Vasectomia

Procedimento cirúrgico feito nos homens, uma espécie de laqueadura que esteriliza os homens. 



Violência contra a mulher

Fique atenta aos dados e aos recursos




Infelizmente esse ainda é um problema na realidade brasileira, pior, de muitos lares brasileiros. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, a Central de Atendimento à mulher (ligue 180) da Secretaria de Políticas para Mulheres, recebeu em 2011, 75 mil ligações de relatos de violência conta mulher.  Desse número, 60% sofriam violência física; 24% psicológica e 11% sofria violência moral. 

  • 74,6% dos agressores eram marido, companheiro ou namorado.
  • 40,6% viviam um relacionamento com mais de 10 anos.
  • 38, 9% eram violentadas desde o início do relacionamento. 
  • 58,6% sofriam violência diária.
  • 52,9% das mulheres percebiam risco de morte.
  • 66,1% dos filhos presenciavam a agressão.


Apenas 7,1% dos municípios brasileiros possuem delegacia da mulher.

De acordo com uma pesquisa realizada entre 2009 e 2012, pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), a distribuição da violência contra mulher no Brasil se manifesta da seguinte forma:



Os estados de Pernambuco,  Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados com maior número de violência contra mulheres. 

Os estados com menores índices são Roraima com 93 casos, Rondônia com 74, e Amapá com 64 casos em um ano. Já a Paraíba é estado mais violento. 

Em outra pesquisa realizada pelo IBGE e o Instituto Avon, foi levantado os dados das razões pelas quais as mulheres agredidas continuam o relacionamento com o agressor.














Mesmo o número de delegacias da mulher ainda ser pequeno, a denúncia pode ser feita em qualquer outra delegacia de polícia e pelo disque 180. 



E tem mais leia e conheça seus direitos. A Lei Maria da Penha é a legislação que trata sobre violência contra a mulher. Acesse o link e confira:

Ela pode ajudar você e alguém que você conhece!

Lei Maria da Penha



Dieta Detox

Para dar aquela limpada no organismo e eliminar aqueles quilos adquiridos no fim de semana ou nas férias 


O fim de semana acabou, as férias se foram e a pizza, o lanche, a cerveja, o pastel frito e o refrigerante ficaram encrostados em você? E para piorar tem o pesa na consciência! 

Pois bem para aliviar todos esses pesos, o da consciência e do corpinho seguem algumas dicas para desintoxicar o organismo e poder extrapolar tudo de novo no próximo feriado. 

O primeiro passo para dar fim a todo esse peso é fazer exercícios físicos. Compense todas as extripolias na esteira, na bicicleta, seja onde for, vá mexer esse corpitchu!

Segundo passo é deixar para beber aquela gelada somente no fim de semana. O excesso de álcool sobrecarrega o fígado, além de serem super, mega calóricos.

Beber mesmo somente água, muita água. Ela desintoxica o organismo. Para diminuir a retenção de líquido é importante reduzir o sal. E para acelerar o metabolismo você deve comer de 3 em 3 horas.

Uma alimentação equilibrada deve conter fibras, antioxidantes e probióticos que restauram a flora intestinal, como leite e iogurtes com lactobacilos.

Os antioxidantes também ajudam desintoxicar o organismo e estão presentes nas frutas e nos vegetais. Kiwi, laranja, morango, goiaba, amora, brócolis, agrião, repolho, alho, cebola e tomate são boas pedidas.

Confira as sugestões de dieta:







Os livros mais vendidos

Conheça os livros mais vendidos e que estão na boca do povo


Além de linda, elegante e moderna, você com certeza é inteligente e leitora. E se não é, vai passar a ser agora! Então, segue a lista dos livros mais vendidos no Brasil.






 Boa leitura!

Estresse

O modo de vida do seculo 21 trouxe junto da tecnologia, da praticidade das coisas, da modernidade, um dos males do século, o estresse.



É causado por uma sobrecarga no corpo quando ele exposto a um exagerado e constante esforço  fazendo-o perder a capacidade de se adaptar as novas condições. 

No corpo funciona assim...

Quando passamos por algum momento de tensão ou por alguma condição onde somos surpreendidos e precisamos dar uma resposta imediata, ou mesmo quando estamos numa situação de risco, o nosso corpo libera diversas substâncias químicas. A adrenalina é a substância mais popular.

Segundo o Dr. Drauzio Varella, é pela ação dessas substancias que os pêlos de um gato se arrepiam diante de um cão feroz. Nas pessoas, a reação a um momento de perigo por exemplo, aumenta o batimento cardíaco e a pressão arterial, o sangue é desviado do aparelho digestivo para a pele e para os músculos. Essa reação toda prepara o corpo para o enfrentamento, fuga ou combate. E isso é chamado de estresse, uma espécie de estresse primitivo ou orgânico. 

Mas o estresse moderno causado pela correria do dia-a-dia, tem outras reações dentro do nosso corpo. No cotidiano moderno, pequenas situações vão se acumulando e diante desses problemas o corpo começa dar sinais de cansaço desencadeando doenças imunológicas, endócrina, nervosas e comportamentais. 

Lembra-se das nossas velhas amigas substancias químicas como a adrenalina? Então, nos primeiros sinais de condições estressantes,  não são liberadas substancias o suficientes para enfrentarmos "as feras", mas a pressão e o batimento cardíaco aumentam mesmo assim. E isso significa que se essas condições forem constantes e a longo prazo, podem surgir quadros clínicos de diversas doenças.

As causas do Estresse:


  • Mudança repentina na rotina de vida; 
  • Nervosismo;
  • Problemas no trabalho como sobrecarga, cobrança, esgotamento, tensão;
  • Problemas de relacionamento como separação, brigas, agressões;
  • Choques emocionais como falecimento e doenças na família;
  • Falta de tempo para realizar as tarefas pretendidas; 
  • Falta de repouso;
  • Problemas sociais como isolamento, solidão, timidez;
  • Problemas com o sono;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Angústia;
  • Doenças crônicas como lúpus, diabetes, hipertensão, colesterol e câncer;
  • Dependência de drogas;

Sintomas:

  • Irritabilidade;
  • Gastrite;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Alteração da glicemia; 
  • Queda de cabelo;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Alteração do sono;
  • Alteração do apetite;
  • Infecções frequentes;
  • Disfunção sexual;
  • Labirintite;
  • Intolerância à lactose;
  • Bruxismo;

Ciclo do estresse:



































Crie e decore seu Home office

Pequeno, grande, médio ou num cantinho. Para trabalhos formais, estudar ou um ateliê. Monte um home office com a sua cara e funcional.



Por conta do aumento no número de pessoas que trabalham em casa, o home office está cada vez mais requisitados nos lares brasileiros.

Pesquisas realizadas no Brasil já comprovaram que com as novas tecnologias o trabalho formal, de ir ao escritório já está se tornando coisa do passado. A nova agora é trabalhar em casa e aparecer na empresa de vez enquanto. Essa  modalidade de trabalho é chamada de Trabalho 2.0. Segundo o IBGE, no pais cerca de 4 milhões de pessoas já adotaram esse novo estilo de trabalho.

A nova modalidade tem mudado a cara das empresas que não precisam mais investir com salas e mobília. Transformando a casa dos profissionais verdadeiros escritórios. 

E para ter um cantinho de trabalho aconchegante e funcional vamos dar dicas de decoração para o seu home office.


Pouco espaço:


Quando a casa é pequena é legal aproveitar cada espaço que possa parecer inútil. Dá pra montar seu escritório debaixo da escada, dentro de um armário, num canto sem utilidade, no quarto perto da cama... o importante aqui é ter criatividade e otimizar cada centímetro. 


Muito espaço:

Já quando se tem um espaço que dá para ser utilizado somente com essa função, as coisas mudam! 

Mas mesmo assim é importante otimizar os espaços para que seu home office fique funcional.

Independente do tamanho do espaço utilizado, coloque prateleiras até o teto para guardar livros, tenha um armário para colocar as bugigangas, e caixas coloridas que dão um toque especial no ambiente.

Se você é mais zen, pode decorar com motivos rústicos, utilizar pedrarias e flores. 

Para escolher a mesa vale de tudo, de vidro, de acrílico, de madeira, de MDF, de cavaletes, feitas em casa ou compradas em lojas especializadas, mas o que não pode faltar do seu ladinho é um gaveteiro para a papelada não ficar espalhada por todos os lados. 


Agora que viu algumas idéias, inspire-se!


Evelhecimento


Aceitá-lo ou não?

 Para manter a beleza e a juventude, vários métodos são desenvolvidos desde o Egito Antigo passando pela Idade Média, até chegar ao desenvolvimento das tecnologias dos dias de hoje.

Os fatores de envelhecimento são o genético, a raça, o sexo, ambientais e de estilo de vida.

Os órgãos e tecidos não envelhecem todos ao mesmo tempo. A pele e a medula óssea são os primeiros a envelhecerem, fígado e sistema endócrino demoram mais, e o sistema nervoso é o ultimo a ficar velhinho.

Já as mulheres envelhecem primeiro por fatores hormonais. Afinal, a menopausa diminui a elasticidade da pele e altera os hormônios. Além disso o processo de envelhecimento se inicia aos 40 anos. É comum nessa idade, as mulheres apresentarem aumento de gordura abdominal e aumento de peso, que é a principal queixa dessa fase da vida.
Aos 40 inicia também o processo de perda das fibras musculares e da elasticidade da pele, que são responsáveis pela terrível flacidez. Isso faz com que os tecidos conjuntivos com as fibras colágenas e elásticas não sejam mais formados. Está aí o porquê de consumir colágeno!

E o cigarro...


O cigarro faz o corpo produzir os aterrorizantes radicais livres que destroem toda a vitamina C consumida pelo corpo. Essa vitamina é necessária justamente para o combate desses radicais livres. Então quem fuma está mais propenso a ação dos radicais livres que agem no envelhecimento das células.

A pele


A pele é o primeiro órgão a mostrar os sinais do envelhecimento e fatores externos como o sol, a poluição, o fumo, o álcool e a má alimentação são os vilões para uma pele fraca.

A partir dos 35 anos, as linhas de expressão tomam forma e começam a parecer em estado de relaxamento. Os fios brancos podem aparecer já nessa fase, mas a diminuição da pigmentação dos cabelos se acentua aos 40.

Estudos de uma Universidade da Califórnia comprovaram que o estresse também envelhece.

Tem sempre alguém que diz, “fulano envelheceu depois da morte do pai ou do marido.” “Sicrano, tá tão acabada depois daquela doença na família”.

E foi isso que os estudos comprovaram,  que passar por momentos difíceis na vida com estresse e depressão também aceleram o processo de envelhecimento. Existe uma influencia direta do estado psicológico no tempo de vida das células.

Tudo está ligado a uma disfunção que o estresse causa na ponta de um filamento de um cromossomo (fita de DNA) chamado Telômero. Esse filamento é o responsável pelo envelhecimento celular.

Mas nem tudo é tão terrível assim, afinal de contas todos nós temos que envelhecer, mesmo não querendo. Então seguem algumas dicas para amenizarmos a chegada dessa fase 
da vida.

Para a pele a dica principal é o uso do filtro solar, mas já existem diversos cremes super funcionais. E para as mais imediatistas recomenda-se os tratamentos estéticos que tratam desde as manchas causadas pelo sol até as rugas de expressão.

Exercícios físicos. Ahhh! Esses são infalíveis para qualquer mal que possa aparecer. Além de prevenir doenças cardiovasculares e osteoporose, auxiliam na diminuição do  peso e deixam agente com muito mais disposição pro dia.

Outra recomendação é uma alimentação balanceada com todas as vitaminas e sais minerais importantes para a manutenção de um corpo saudável. Ingerindo verduras, legumes, carnes magras, as gorduras boas dos peixes e dos vegetais e as frutas.

E como já dizia o filósofo romano, Juvenal, “corpo são, mente sã”. Então, não adianta seguir a risca todas as recomendações acima, mas viver uma vida de estresse, deprimida e ansiosa. 

O jeito é tratar a mente também, por isso os médicos recomendam que se viva uma vida tranqüila e relaxada na medida do possível.

Ter paz de espírito! E para isso é preciso retomar o que já foi dito, mudança no estilo de vida, alimentação saudável, exercícios físicos, e tranqüilidade e serenidade para enfrentar as adversidades do dia-a-dia!

E mais uma dica para isso, RESPIRE!  Antes de tomar qualquer decisão, respire!

Nota: Veja mais sobre as causas do envelhecimento pelo estresse nas próximas matérias.

Guia de Viagem Biblioteca do Congresso


Biblioteca do Congresso Americano
Library of Congress



Situada em Washington, é a mais antiga instituição cultural dos Estados Unidos e a maior biblioteca do mundo. 

Foi inaugurada em 1800 quando a capital federal dos EUA foi transferida da Filadélfia para Washington, pelo presidente John Adams. Tinha como intuito criar uma biblioteca de referência com obras fossem de consulta para as necessidades do Congresso.

Sua história...


Foi idealizada como um instrumento de informação e formação para os líderes americanos do Congresso. 

No primeiro período da sua existência voltou seu acervo à preservação da história do país e a aquisição de documentos oficiais. 

Depois de um incêndio em 1814 da primeira sede, o ex-presidente Thomas Jefferson vendeu sua coleção pessoal com nada menos que 6.487 títulos para recompor o acervo perdido. A aquisição foi de tamanha importância que seu nome foi dado ao primeiro edifício, batizado quase dois séculos depois, entre 1980 a 1997. 

O mais novo acervo continha obras em língua estrangeira, literárias, científicas e filosóficas e isso foi questionado por parecer não fazer parte de um acervo legislativo. Esse fato fez com que o ex-presidente dessa a seguinte declaração “Eu ignoro que haja em meu acervo qualquer ramo da ciência que o congresso deveria excluir da sua coleção; não existe, de fato, nenhum assunto que um membro do congresso não tenha oportunidade de utilizar.” (LIBRARY OF CONGRESS). A partir daí foram dados os primeiros passos para uma grande Biblioteca Nacional.

Por volta de 1870, a biblioteca se tornou depósito legal de toda a criação intelectual e histórica do povo americano. 

O atual prédio tem estilo renascentista italiano elaborado pelos arquitetos Washington John L. Smithmeyer e J. Paul Pelz, em 1886.

Acervo


Dentre os 144 milhões de títulos, estão livros, fotografias, mapas, manuscritos, áudios, vídeos, partituras e obras raras. 


 



Nessa vastidão de obras, pode-se encontrar fotos do cotidiano americano nas décadas de 1930 e 1950; a tradição do basebol; documentos da Era da Depressão;  a saga dos negros; as guerras civis; os indígenas; os comerciais da Coca-Cola e documentos originais da Declaração de Independência.

Guia...


A biblioteca é aberta ao público em geral, mas somente o portador do "cartão de identificação do leitor" é quem tem acesso às salas de leitura e acervo. Esse cartão pode ser adquirido no Edifício Madison por pessoas com mais de 16 anos apresentando um documento de identificação com foto.


Quer conhecer mais? 
Confira o link do acervo digital