Quando as crianças estavam com sintomas de febre e mal estar, o melhor remédio a uns anos atrás era o bom e velho melhoral infantil!
Ah! Mas até hoje ainda tem mães por ai que lançam mão desse medicamento quando veem os pequenos sofrendo com algum mal estar.
O melhoral contém na sua fórmula o ácido acetil salicílico, o mesmo que o AAS ou a aspirina. E esse princípio ativo causa uma intoxicação gravíssima em crianças com infecção viral.
Então fique de olho no que está dando para o seu filhote em momentos de desespero!
A intoxicação causada pela ingestão desse medicamento é chamada de Síndrome de Reye e pode ser fatal.
Você deve estar se perguntando como isso funciona?
A febre nas crianças pode ser causada por bactérias, como no caso da infecção de garganta e ouvido. Ou por vírus, como nass gripes, resfriados, catapora ou dengue.
Ser for dado aspirina a uma criança com infecção viral, seu fígado produzirá substancias muito toxicas que levam a uma auto degradação do órgão. Quando essas toxinas vão para corrente sanguínea chegam ao cérebro causando um inchaço que pode levar a lesões irreversíveis.
Os sintomas apresentados são erupções na pele, vômitos, confusão mental e moleza no corpo. Se o socorro não chegar em tempo, as reações podem aumentar a ponto da criança perder completamente os sentidos entrando em coma.
- Não dê AAS, melhoral ou aspirina para crianças com febre.
- Se caso acontecer, a recomendação médica é encaminhar a criança o mais rápido para o hospital, ao menor dos sinais aqui apresentados.
- E informar ao médico o que foi dado à ela.