CHÁS E FITOTERÁPICOS: TOME COM CUIDADO!

Você é daquelas que adora tomar um chazinho no fim do dia? Ou aquela que evita tomar comprimidos alopáticos (farmacêuticos) e quando está com dor, corre para a receita da vovó de ervas medicinais? 

Pois é, tome cuidado! Porque se o chá ou o remédio fitoterápico (fito) pode fazer bem ao seu organismo, eles também podem fazer mal!

A medicina popular conta com muitas espécies de plantas que possuem propriedades que curam, que acalmam, que amenizam. Desde dor de garganta e tosse, até câncer. 

Que as plantas atuam no nosso corpo, todo mundo sabe desde que o mundo é mundo. E estão ai, as farmácias disponibilizam remédios fito nos balcões e os chás você mesmo pode plantar em casa se quiser.

Mas é importante ter em mente que é preciso manipular essas plantas na dose correta, pois ao mesmo tempo que elas podem nos ajudar, podem nos fazer muito mal. Uma dose errada de uma determinada planta pode causar intoxicação por exemplo.

Há estudos no Brasil sobre as propriedades medicinais das plantas, mas são recentes e muitos profissionais da área da saúde ainda não reconhecem sua eficácia. Muitos dos estudos atuais ainda estão em fase de teste em animais para depois serem aprovadas como medicamento. Essas pesquisas definirão qual a substancia ativa na planta, como ela age no nosso organismo e será definida a dose correta de cada tipo de medicamento. 

É importante lembrar que mesmo sendo uma planta, elas funcionam, e misturar com outro tipo de remédio não é legal! Então quando estiver tomando algum remédio de farmácia, lembre-se de não misturar com as ervas medicinais.

Mas não deixe de tomar aquele chazinho relaxante no fim de um dia tenso de trabalho, porque todos sabem que faz um bem danado!