Varizes: Mitos e Verdades

Os 30 anos é uma idade que realmente marca uma nova fase da mulher. Não é incomum logo depois dos 30, algumas mudanças acontecerem no nosso organismo. Algumas até que são positivas como o amadurecimento, a forma de encarar a vida, mas como nem tudo são flores, é nessa idade que começam surgir alguns incômodos como as varizes. Esse "presentinho de grego", vem junto no pacote "agora sou dos 30".

De acordo com Dr. Dráuzio Varella, varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. A ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.

MITOS E VERDADES

As varizes só aparecem em pessoas mais velhas?
Mito
: as varizes podem surgir em qualquer idade, é mais comum aparecerem na adolescência em mulheres já predispostas.

Calças apertadas podem fazer surgimento das varizes?
Verdade
: calças justas comprimem demais a região das coxas, e isso gera problemas na circulação sanguínea. Recomenda-de utilizar meia de compressão em baixo da peça de roupa.

Salto alto causa varizes?
Verdade
: de fato o uso prolongado de salto alto acaba forçando a coxa, sendo que o principal recurso de circulação do sangue está na panturrilha.

Varizes doem?
Mito
: geralmente as varizes não ocasionam dores, mas quando passam a doer é sinal de que está havendo um processo inflamatório na região. Neste caso é necessário procurar o médico.

Viagens longas provoca varizes?
Verdade
: ficar sem movimentar as pernas por muito tempo prejudica a circulação. ficar sentada por longo período ou mesmo em pé, pode contribuir para o surgimento das varizes.
As veias das pernas levam o sangue dos membros inferiores ao coração após a irrigação da região, possuem válvulas para impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Muitas vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele. Surgem então, as varizes.

                          
Nas  mulheres, principalmente durante a menstruação e na gravidez os sintomas tendem a piorar. Episódios de maior gravidade podem ocorrer tanto por dilatação das veias profundas quanto das superficiais. Nesses casos de insuficiência no processo, podendo surgir edema persistente nos pés, úlceras nas pernas e alterações na pigmentação da pele.


O tratamento das varizes superficiais é feito com cirurgia rápida ou com a injeção de drogas para inibir a função dessas veias, esse tratamento não é indicado para casos de varizes maiores.

Independente do tratamento adotado, é recomendável caminhar diariamente para estimular a circulação do sangue e o crescimento de novos vasos saudáveis.

Recomendações

Varizes não costumam provocar complicações mais graves. Nos casos mais sérios, entretanto, para evitar dores, inchaço e problemas de pele, alguns cuidados devem ser tomados:

 - Evite ficar de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;
 
- Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;

 - Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;

 - Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir varizes.



Fonte: Dráuzio Varella