Unhas fracas nunca mais


Que mulher não gosta de desfilar por ai com as unhas feitas? E qual delas que não volta toda faceira da manicure?  Há quem pense que cuidar das unhas é somente ir à manicure ou simplesmente passar uma base fortalecedora quando ficam amareladas. Alguns cuidados são essenciais para mantê-las saudáveis, e quando estão fracas, pode ser um alerta de que alguma coisa no seu organismo não vai bem. 


Algumas doenças podem dar o primeiro sinal justamente pelas unhas. Anemia, má circulação e doenças da tireoide são algumas delas. Dietas radicais, má alimentação, hereditariedade, estresse e uso de medicamentos também podem ser fatores para unhas fracas e quebradiças. A falta de vitamina D também pode estar em uma dessas causas, ela é responsável pela absorção do cálcio no intestino, se houver deficiência de cálcio nesse local, o organismo tende a suprir a necessidade buscando das unhas, dentes ou ossos. 

Dicas:

Para manter os níveis de vitamina D no corpo, o ideal é ter hábitos de exposição ao sol e comer alimentos que contenham a vitamina como carnes vermelhas, castanhas do pará, couve, leite, feijão, gema de ovo, ameixa, banana e água. 

Dermatologistas recomendam deixar a unha pelo menos um dia, sem esmalte para não ressecar a queratina. 

Tirar o esmalte antes de dormir e hidrata-as. 


Dicas para aplicar:



Veja a fisiologia da unha:
Imagem: Oficina da saúde.