São 13 tipos de vitaminas distribuídas em lipossolúveis e hidrossolúveis:
Lipossolúveis: são as vitaminas que se dissolvem na gordura corporal e caem na corrente sanguínea. Não são eliminadas com facilidade pela urina e ficam armazenadas no corpo, por isso, não é recomendado a reposição por meio de complexos vitamínicos. São elas as vitaminas A, D, E e K. As vitaminas A e E são as únicas encontradas em suplementos antioxidantes, mas em pouca quantidade.
Hidrossolúveis: solúveis em água, esse grupo é composto pelas vitaminas B1, B2, B6, B12, B3, B9, B5, B8 e C. Por serem eliminadas na urina rapidamente, é necessário a reposição delas por meio da alimentação.
A quantidade de vitamina em cada alimento depende de vários fatores como da produção, do armazenamento e do modo de preparo. É recomendado consumi-los de modo fresco, cru ou cozido no tempo estritamente necessário.
A melhor forma de repor as vitaminas no corpo é a ingestão de diferentes tipos de alimentos como cereais integrais, leite, óleo, frutas, legumes e doses alternadas de carne, peixe, ovos e fígado.
Veja nas tabelas abaixo cada vitamina, onde as encontrá-las, o quanto deve consumir por dia e para quê cada uma delas servem:
O importante é ter consciência do seu corpo, do que ele precisa para estar sempre com saúde. E tem outra, o verão está ai... e essa época é ótima para apostarmos em alimentos mais frescos e leves.
Então que tal inserir esses alimentos na dieta pro verão?