Depilação

Definitivamente a depilação é um problema na vida de qualquer mulher!

É impressionante como uma coisa pode assustar e aterrorizar tanta gente!

Existem vários tipos: com cera quente ou fria; com lâmina de barbear; com aparelhos; à laser; com pinça; com fio. Enfim, de diversas maneiras, e a casa mês aparece uma técnica nova prometendo milagres. 

E os problemas? São diversos e diferentes! É a dor, é a demora pra se depilar de novo, ter que esperar o pelo crescer. É o tipo de pelo  mais escuro ou claro, ou é o volume e ai vem "Eu acho que aumentou meus pelos depois de tal depilação!"

Na esperança de ajudar a escolher o melhor tipo, seguem alguns tipos clássicos  de depilação.

Lâmina


Mais rápido, prático e barato. Entretanto corta os pelos rente à pele e por isso crescem mais rápido e fica parecendo que engrossou. Mas isso não é verdade, porque na altura da pele, o pelo tem uma espessura maior, e ele cresce a partir dali. Então, até pode parecer que ele ficou mais grosso, mas na verdade ele somente cresceu de onde foi "aparado".

Esse tipo de depilação requer manutenção geralmente toda semana, ou menos tempo ainda!

Cera quente ou fria


A cera é o método mais utilizado. Quando o pelo é puxado, ele sai desde a raiz e por isso quando cresce é fininho na ponta, afinal, nasceu um pelo novo! 

Justamente por nascer de novo, o pelo demora mais para crescer e a manutenção da depilação leva em média 15 dias. 

Um mito que é importante esclarecer é o de que a depilação com cera deixa a pele flácida. O que faz isso acontecer é a falta de nutrientes no corpo como o colágeno e falta e exercícios, e não a depilação. 

O único problema que pode surgir é a foliculite, uma inflamação na "saída" do pelo que lembra pequenas espinhas. A causa são pelos encravados que não conseguem romper a pele superficial. 

Em casos de foliculite é indicado passar antiinflamatório duas vezes ao dia. 

O que ajuda evitar esse desconforto, é esfoliação duas vezes por semana. Porém não esfolie a pele depois da depilação. 

Laser

O mais importante é saber que não existe nenhuma depilação 100% eficaz. No caso do laser, após de quatro a seis sessões de diodo é possível fazer uma depilação permanente que elimina 95% dos pelos. 

O número de sessões necessárias e os resultados dependem da tonalidade da pele. Peles mais claras com pelos mais escuros geralmente tem melhores resultados. As peles mais escuras necessitam de mais cuidado pois grande quantidade de melanina atrai o laser podendo causar queimaduras. A depilação de pelos claros não é eficaz nesse caso. 

Aparelhos elétricos


Existem no mercado aparelhos elétricos que são estruturados com pinças que arrancam os pelos desde a raiz. O processo de depilação, cuidados e resultados são os mesmos da cera. 

A vantagem é que você pode fazer em casa na correira sem ter marcado o salão. Só que é mais indicado para áreas como pernas e axila. A virilha por ser uma área sensível também pode ser feita, mas com muiiiito cuidado.

Esses aparelhos são bem práticos e existem diversas marcas no mercado. 

Cuidados Antes e Depois 

Antes de se depilar recomenda-se esfoliar a pele para desestruturar ocasionais pelos encravados. 
No dia anterior é legal não passar cremes pesados ou óleos na área a ser depilada. E o ideal é  se depilar depois do banho.

Depois da sessão "tortura" higienize a pele com água e sabonete neutro. Utilize hidratantes a base de camomila e calêndula para acalmar a pele. Gel com azuleno é ótimo para se prevenir dos pelos encravados. 

Agora que já sabemos tudo sobre depilação será que vamos conseguir encarar melhor esse processo de agressão ao nosso corpo? 
Espero que sim!