Orquídeas: cuidados domésticos

CULTIVE ORQUÍDEAS EM CASA SEM PREOCUPAÇÃO

Quem nunca quis ter uma orquídea em casa, mas antes de comprá-la pensou se iria ou não saber cuidar dessa planta tão linda e especial? Até que alguma alma caridosa te presenteou e você se viu sem saber lidar com ela!



Pois bem! Seguem algumas dicas para você cuidar bem e aumentar o tempo de vida dessas lindas plantas!

Para cuidar bem das orquídeas é importante se atentar às regas e a iluminação. Ao contrário do que se pensa, essas plantas são bem resistentes e o excesso de zelo pode ser o vilão de um linda orquídea doméstica.

As orquídeas são muito sensíveis à água e a luz e podem até morrer pelo excesso de ambas. É melhor pecar pela falta que pelo excesso de água.  Nesse caso, as raízes ficam abafadas e sem oxigênio, além de proliferar fungos que a levam a morte. O Ideal é regar de 2 a 3 vezes por semana. Mas cuidado para não regar quando ainda não é necessário, nesse caso é bom cavar levemente a terra para verificar se há umidade.

A iluminação não deve ser exagerada. As orquídea não podem ser expostas diretamente ao sol, mas também não devem ficar na penumbra, o lugar precisa ser bem iluminado sem a incidência do sol diretamente sobre a planta. A ventilação também deve ser natural e sem excessos.  

Adubação
As orquídeas podem ser adubadas mas o próprio xaxim ou a fibra de coco comprem esse papel. Para melhorar a saúde das orquídeas com nutrientes é recomendado utilizar adubos orgânicos ou as misturas prontas. Aplique o adubo nos cantos do vaso, se colocar próximo ao bulbo da planta pode queimá-lo. Com a aplicação nos cantos, a cada irrigação os nutrientes são absorvidos pelas raízes.  

Para a aplicação da quantidade correta do adubo é importante verificar as recomendações do fabricante. É aconselhável adubar orquídeas em média a cada 3 meses.

Troca de vaso
A troca de vaso pode acontecer quando as ramificações estiverem excessivas ou ao perceber que as raízes estão muito grandes para o vaso. A exposição da raiz não significa que o vaso esteja pequeno, é comum orquídeas apresentarem raízes expostas. Na troca do vaso dê preferência aos de barro, pois tem mais porosidade e escoam melhor a água.

Dicas legais
  • Ao descartar uma folha passe canela em pó, um cicatrizante natural que recupera melhor a planta.
  • Para encontrar o ambiente dentro de casa que tem a melhor iluminação para as orquídeas e outras plantas, escolha o lugar com a mesma luminosidade de onde você lê um livro.