Museu D'Orsay

Museu D'Orsay

Para quem aprecia arte, independente da época, esse é o lugar perfeito!

Na capital francesa o Museu D'Orsay se destaca por abrigar obras recentes do seculo XIX e XX.

Com pouco mais de 20 anos, foi construído em uma área de 57 mil m2, 32 m de altura e 188 m de comprimento,  distribuídos em 3 andares e mais de 80 ambientes, além do teto de vidro e arcos de ferro. Tudo isso localizado às margens do rio Sena, em Paris.



Pela boa localização, o prédio já foi palco de acontecimentos emblemáticos como ter sido incendiado pela Comuna de Paris em 1871. Entre outras coisas o local já fez parte dos jardins da rainha Margot, foi mansão aristocrata francesa, Ministério do Exterior de Napoleão I e Conselho de Estado. 

O prédio atual, uma antiga estação ferroviária,  foi construído no inicio do seculo XX por uma companhia de trens. A estação, que ficou muito conhecida na época, depois de sua desativação também serviu de locação para filmagens de alguns  filmes e durante um tempo foi uma espécie de correio dos prisioneiros da Segunda Guerra.
                                

O museu foi fundado em 1986, com o objetivo de expor obras inspiradas na ascensão do impressionismo e simbolismo, do período de 1848 a 1914. Mas sua coleção se estende a esse acervo. São expostas peças de mobília, maquetes arquitetônicas, fotografias e objetos decorativos.

A coleção é composta por obras de Honoré Daumier, Paul Gauguin, Ingres, Eugène Delacroix, Gustav Coubert, Pierre Bonnard, Edgar Degas, Claude Monet, Édouard Manet, Paul Cézanne, Renoir, Van Gogh, Matisse, entre tantos outros nomes memoráveis.

Dentre as obras mais curiosas do Museu, Ugolino de Jean-Baptiste Carperaux, é uma das mais procuradas. Inspirada na Divina Comédia de Dante Alighieri, o artista inovou indo contra aos parâmetros acadêmicos da época. A peça representa o personagem Ugolino, o qual traiu o Império e foi preso, depois de comeu seus filhos que estavam presos com ele na cela. 
                                Jean-Baptiste Carpeaux,Ugolino,© RMN (Musée d'Orsay) / Jean Schormans 

O auto-retrato de Vincent Van Gogh, também é uma das obras mais visitadas. 

                     

Conheça mais do Museu D'Orsay no site oficial.

Museu D'Orsay

Eai, Bora lá?