Cuide bem das mãos



CUIDADO COM AS MÃOS E UNHAS COMO ELAS MERECEM

O frio chegou e uma das partes do corpo que mais sofrem com ele são as mãos. É preciso se preocupar também com os raios solares afinal, no inverno a radiação solar é intensa e muitas vezes não utilizamos o protetor solar como deveríamos.

Por possuírem  poucas glândulas sebáceas, as mãos sofrem mais com o ressecamento causado principalmente pela exposição ao vento, à água fria ou quente e ao frio intenso.

O uso de protetor solar previne manchas e o envelhecimento da pele, por isso é importante usá-lo em todas as estações do ano.


Para manter as unhas bonitas e saudáveis, é preciso passar pelo menos uma noite na semana  sem esmalte e evitar roê-las, para isso existem cremes e esmaltes com gosto amargo, mas a melhor maneira de não roer as unhas está da motivação pessoal em querer mantê-las bonitas.

Os produtos de limpeza são os maiores vilões das mãos e unhas, podem causar ressecamento excessivo, dermatite de contato nas unhas, e em casos mais graves até fissuras nas mãos. Para evitar esses monstros da pele o importante é sempre usar luvas.

Dermatologistas recomendam utilizar cremes à base de óleos e silicones, pois criam uma película protetora que resiste as repetidas lavagens que as mãos passam durante o dia além da exposição ao sol.

Dicas:
  • Mantenha uma hidratação diária e reaplique o creme a cada lavagem das mãos;
  • Use luvas ao utilizar qualquer produto de limpeza;
  • Evite roer as unhas; 
  • Utilize protetor solar no dorso da mão, a área mais exposta ao sol.


Recomendações dermatológicas

  • Uso diário: podem ser usados cremes corporais; à base de silicone; à base de óleos como macadâmia, uva e rosa mosqueta;
  • Uso noturno: cremes que contenham na fórmula uréia, ácido lático e lactato de amônio. Esses componentes possuem alto grau de hidratação e reconstrução da pele.