Musicalização infantil



Brincadeiras, canções, instrumentos e técnicas musicais são meios utilizados nas aulas para desenvolver nas crianças concentração, coordenação motora e fala; apreciação da beleza artística, socialização, autoestima, respeito ao grupo, disciplina, equilíbrio emocional, raciocínio e desembaraço ao falar e se comportar em público. Tudo isso é feito por meio da música, e de quebra, atinge o objetivo principal: desenvolver na criança o prazer de ouvir e fazer música.
 
Musicalizar Brincando
Segundo Jade Skrabe, professora de musicalização infantil, a música é algo que esta dentro das crianças por natureza e é expressa através dos movimentos que conseguem realizar.
Dentro do útero da mãe, a criança já toma contato com o ritmo, um dos elementos fundamentais da música, por meio das vibrações e pulsações do coração da mãe. Depois do nascimento, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca: sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Antes ainda de falar, o bebê canta, gorjeia, experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Nesse processo de crescimento, o ritmo de uma música o leva a acompanhar com o corpo, com movimentos cadenciados. É a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói seu conhecimento sobre música.
A musicalização infantil é fazer despertar nas crianças expressões espontâneas, sensibilizar e desenvolver aquilo que ela é capaz de fazer. É organizar informações, nas quais elas já tiveram contato, pouco a pouco. De acordo com Jade, “a brincadeira é, indiscutivelmente, a maior atração para a criançada. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, proporciona benefícios que ela não consegue avaliar, mas sente.”
Foi-se o tempo em que uma aula de música era um tormento, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para a criança. Hoje, as aulas são feitas com jogos e brincadeiras, onde sons e ritmos são vivenciados, e não mais decorados.  
As aulas de música para as crianças é uma diversão, tanto para a professora quanto para os pequenos alunos. Os símbolos musicais são inseridos na vida da criança de uma maneira simples, alegre, agradável e principalmente natural. A música, além de suas próprias atribuições, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia na coordenação neuromotora e fonoaudiológica da criança, ou seja, a criança escuta bem e fala bem, diz a professora.
Fazer música brincando é uma moderna maneira de inserir instrumentos, ritmo e melodia na vida das crianças. Nas aulas, Jade utiliza kits com diferentes instrumentos de percussão, que os bebezinhos "tocam". Enquanto canta e toca violão, a professora ensina os nomes dos instrumentos, as notas musicais, símbolos musicais e deixa que eles se aproximem tocando no violão e sintam a vibração das cordas.
Os bebês, geralmente, demonstram surpresa no primeiro contato com os instrumentos e com as aulas. A professora conta que mesmo os que ainda não desenvolveram a fala, marcam o ritmo da música perfeitamente, indicando vocação ou talento, provavelmente por questões genéticas ou por terem pais extremamente musicalizados e estimuladores.
Jade acredita que além do desenvolvimento biológico, da fala e dos sentidos, a musicalização infantil pode contribuir com a qualidade dos ouvintes e consumidores de música. Do ponto de vista sociocultural a professora acredita que a musica possa também ser uma forma de diminuir as desigualdades, tão marcantes no Brasil.