31 de março: Dia mundial sem tabaco

Com o avanço da ciência, o tabagismo é atualmente conhecido como uma dependência química, expondo as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas e constitui-se também como um dos principais fatores de risco para mais de 50 outras doenças, destacando-se as doenças cardiovasculares, as neoplasias e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.
 
O fumo é uma das principais causas de morte evitável e os números são alarmantes. Cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo são fumantes. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco.
 
Além das consequências à saúde, o tabagismo provoca enormes custos sociais, econômicos e ambientais. Em países desenvolvidos, os custos relacionados aos cuidados com as doenças associadas ao tabagismo consomem de 6% a 15% do gasto total com saúde.
 
O tabagismo está envolvido com o aumento da incidência de várias doenças crônicas e incapacitantes. A recomendação para o abandono do tabagismo é universal, portanto: QUE TAL PARAR DE FUMAR? TENHA FORÇA DE VONTADE.
  

VOCÊ SABIA?

 
• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?
• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?
 
E para começar a mudança e uma nova fase, você pode ficar hoje sem fumar, ou diminuir na quantidade. Que tal tentar? 
 

Uma historinha de vida...

 
Eu também fumei por muitos anos, passei cerca de 14 anos com o cigarro nas mãos. Fumava para desestressar, fumava quando bebia, quando estava feliz ou triste. Fumava para comemorar ou para relaxar. Fumava depois de almoçar, do cafezinho, do jantar e depois da transa. Ou seja, era uma fumante ativa. 
Mas num certo dia, o maço de cigarro acabou e decidi comprar só no outro dia. Testar por quanto tempo conseguia ficar sem fumar. O dia passou, e não comprei o maço, o outro dia passou e não comprei de novo, e veio mais um dia sem cigarro. 
Por volta do quinto dia meu digníssimo esposo apareceu em casa com um adesivo de nicotina, desses que se compram na farmácia, e me deu de "presente". 
O mais interessante é que estávamos juntos há cerca de 7 anos, entre namoro, morar junto e casamento, e mesmo tendo me conhecido fumando, ele nunca havia sequer insinuado o desejo de que eu parasse de fumar. Entretanto, quando chegou em casa com aquele "presentinho", pensei: - Caramba, ele não gosta que eu fume! Como fui egoísta nesse tempo todo!
E a partir, daí tomei uma coragem que pensava não ter. Fui enfrente e usei os adesivos, mas quando me dava uma vontade de fumar voltava a pensar o quanto aquela pessoa me respeitou e quanto ele merecia, mais do que eu, que parasse de fumar. 
E foi assim... já fazem quatro anos que não fumo, e não sinto vontade em nenhum momento. 

Acredite no seu potencial e seja menos egoísta! Se não quer parar de fumar por você, pare por quem te ama e te respeita.