Em mais um passeio cultural, vamos te apresentar o Teatro Bolshoi, conhecido pelo seu balé e a mais famosa Companhia de dança no mundo, mantém viva as tradições culturais russa.
A escola da Companhia de dança aqui no Brasil é muito conhecida por ser a única fora da Rússia, mas o Bolshoi é mais que uma companhia de dança famosa, é patrimônio histórico e cultural da humanidade tombado pela ONU ( Organização das Nações Unidas).
Com sede em Moscou, foi fundada primeiramente a companhia de dança como grupo imperial Balé Bolshoi, nome que foi dado ao teatro mais tarde, em 1776 pelo príncipe Peter Urusov e o empresário britânico Michael Maddox. Nessa época a companhia era formada por estudantes e atores sérvios.
Da necessidade de um ambiente próprio para apresentações foi fundado em 1780, o Teatro Petrovsky Imperial, mais conhecido como Teatro de Ópera Imperial. Vinte anos depois de um terrível incêndio, em 1825 foi reconstruído um novo teatro nacional, ampliado e mais robusto, para apresentações da então companhia de dança e sua orquestra. Um projeto ambicioso para a Rússia da época, agora denominado Teatro Bolshoi.
Considerado o segundo maior teatro da Europa, depois do Teatro Scala de Milão, passou por processos de restauração e modernização de 2009 a 2011, para melhoria acústica e a implantação de um palco diferente com duas plataformas móveis, uma para o balé e outra para a orquestra. Com a reforma foi adquirido o maior poço de orquestra do mundo com capacidade para 130 músicos.
O Teatro Bolshoi é um marco, uma referência cultural, um símbolo para a Rússia. E sua companhia de dança encanta o mundo com a beleza e a leveza do balé.
Confira o site Teatro Bolshoi
E ai, bora lá?.