Porque Conhecer ROMA

Mochila nas costas e o guia na mão? Então bora para mais uma dica de viajem!


O mais poderoso Império da Idade Antiga, Roma, foi palco de diversos marcos históricos. Datada com mais de 2000 anos, é a única cidade no mundo que possui um Estado estrangeiro dentro de si, o Estado do Vaticano. 

Possui hoje uma população com mais de 2,7 milhões de habitantes, distribuída ao longo das margens do rio Tibre.

A cidade reúne entre tantos marcos da história antiga, o Coliseu e o Fórum Romano, que hoje ficam situados ao lado de avenidas movimentadas e estação de metrô.




Idealizado pelo imperador Vespasiano, a construção do Coliseu levou quase dez anos para ficar pronta. Foi inaugurado no ano 80 por seu filho, o imperador Tito. 

A arquitetura e a engenharia eram inovadoras para época. Com desenho oval, eixos que mediam aproximadamente 190 e 155 metros, com 48 metros de altura. Mas o que realmente chamava a atenção era a estrutura em andares, de anfiteatro. Isso facilitava a visão de todos os espectadores. Inicialmente foi projetado para uma capacidade de 50 mil pessoas, mas com o passar dos tempos foi ampliado para até 90 mil.



O Coliseu era palco de lutas entre gladiadores e embates entre homens e animais. Foi também usado para martírio de cristãos na época da perseguição.

Após a Queda do Império Romano deixou de ser utilizado. Mas com o passar dos anos, se transformou em forte, depósito e até templo de orações.

Ao lado do Coliseu ficam as ruínas do Fórum Romano, local onde as pessoas se reuniam para as assembleias do povo e onde se erigiam os rostros, uma tribuna de discurso da época do Império. Festas e banquetes públicos também eram realizados no Fórum. 



O Fórum Romano foi construído na época da república passando pelo Império. Restauradores recuperam o local no final do seculo XIX, encontrando monumentos da época mais remota. Foi encontrado o Senado, o Tullianum, o Templo de Vesta, o Templo de Castor, os rostros e o Arco de Tibério. 

O Fórum Romano localizava-se no centro do antigo Império.

Imagem de como seria o Fórum Romano

E ao contrário do que possa parecer, a vida cultural de Roma não se dá somente em torno dos clássicos monumentos históricos populares. A Roma de hoje é também um pólo turístico culinário, e da moda, assim como Milão.

Entre outras coisas acontecem diversos Festivais durante o ano. 

Festival da Europa e de Roma: Encontro de arte moderna, música, dança e teatro com artistas de toda a Europa que acontece anualmente, em setembro. 

Festival Romics: Acontece em outubro com exibições e curta-metragens de bandas desenhadas produzidas por designers e editoras.

Festival de Jazz de Roma: Acontece em outubro desde 1876 com apresentação de artistas italianos e do mundo. 

Verões Romanos: Acontece de junho a setembro por toda a cidade. São eventos musicais, teatrais, literários e de cinema, realizado por artistas de todo o mundo. 

Festival de Literatura: De maio a junho a Basílica di Massenzio recebe o Festival recheado de leituras e exposição de trabalhos de escritores. Tudo isso acompanhado de música. 

Noites Brancas: As noites e os dias de setembro ficam mais agradáveis com apresentações artísticas livres.  São concertos, atos, exposições, etc. Que acontecem em igrejas, museus e lojas. 

Quanto aos espaços de Cultura, são tantos que foram escolhidos alguns mais especiais.


Auditorium Palco Della Musica



Um grande espaço onde são realizados concertos e apresentações com diversos estilos musicais. Além de peças teatrais, filmes, mostra de arte e performances literárias.

Academia Nazionale di Santa Cecilia


Fundada em 1585, é uma das mais antigas instituições musicais do mundo. Realiza apresentações musicais.



Palazzo Delle Esposizione


Espaço de exposição de arte no centro de Roma.


Palazzo delle Esposizioni


Il Palazzo delle Scuderie del Quirinale



Construído no século XXVIII. Seu edifício fica sobre ruínas ainda parcialmente visíveis do grande templo romano de Serápis. 

O espaço de exposições urbano tem no centro uma fonte com as estátuas dos dióscuros e o obelisco encontrado no século XVIII perto do túmunlo de Augusto. 



Teatro dell'Ópera di Roma


Como o próprio nome sugere, realiza concertos, espetáculos de ballet e óperas.
O teatro desenvolve trabalhos de educação musical e dança. O projeto inclui escola de orquestra de jovens; escola de canto, coro e corais; e escola de dança. Tudo isso destinado à mais de 55 mil jovens do último ano letivo, grátis.





Fontes: 
http://www.romacultura.it/libri&co/index.html
http://www.auditorium.com/?
http://www.santacecilia.it/index.html
http://www.palazzoesposizioni.it/Home.aspx
http://www.operaroma.it/(inner)/1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma#cite_note-Festival_Romics-16